Na vida, não precisamos de muitas teorias, de grandes ideologias ou de enormes poderes e capacidade de gerar riquezas e vaidades, conquistar várias mulheres ou ter bastante dinheiro. Não, não temos necessidade de tudo isso.
Basta-nos saber viver bem a vida de cada dia.
Aprender com os problemas e resolver as dificuldades cotidianas.
Ter fé em Deus e rezar sempre para que Ele nos ajude em nossos desejos e necessidades, anseios e esperanças, sonhos e realidades.
Bastar-nos saber viver com respeito às pessoas em torno de nós.
Basta-nos a responsabilidade por nossos atos diários e noturnos.
Basta-nos uma vida direita e transparente, justa e equilibrada, ordeira e pacífica, fraterna e solidária, autêntica e verdadeira, livre e feliz.
Basta-nos Deus.
Basta-nos ser bom e amigo das pessoas.
Isso é felicidade.
Como vemos, a felicidade é simples.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Saber fazer a diferença entre as coisas
O discernimento, talvez o maior dom de Deus a humanidade, consiste em diferenciar o preto do branco, a paz da guerra, o bem do mal, a luz das trevas, a bondade da maldade, a vida da morte, e assim por diante.
Discernir é importante para o ordenamento da mente, a disciplina da razão e a organização da inteligencia.
Discernir nos ajuda a esclarecer as nossas dúvidas diárias e as nossas incertezas relativas de cada momento.
Discernir é a chave da sabedoria e o segredo do sucesso.
Com ele, estamos bem e em paz.
Sem ele, a confusão e a desgraça.
Que Deus, o Senhor, nos de sempre o discernimento espiritual.
Discernir é importante para o ordenamento da mente, a disciplina da razão e a organização da inteligencia.
Discernir nos ajuda a esclarecer as nossas dúvidas diárias e as nossas incertezas relativas de cada momento.
Discernir é a chave da sabedoria e o segredo do sucesso.
Com ele, estamos bem e em paz.
Sem ele, a confusão e a desgraça.
Que Deus, o Senhor, nos de sempre o discernimento espiritual.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Eleve a sua auto-estima
Seja bom com você
Aprenda a gostar de si mesmo
Outro dia, encontrei uma pessoa na rua que se queixava comigo de ser uma tristeza a sua vida, pois era ruim com a família e com seus colegas de trabalho, seu ambiente lhe era hostil e constantemente adverso, contrário a sua natureza, negativo demais, o que o tornava quase sempre um indivíduo pessimista em relação à vida, aos seus dentro de casa ou nos seus relacionamentos diários na rua, no supermercado, no jornaleiro, no botequim, no emprego, ou em quaisquer circunstâncias da vida cotidiana, na experiência do dia a dia.
Respondi-lhe então que “as pessoas hoje em dia são más com os outros porque não gostam de si mesmas”.
De fato, se você vai bem, tudo ao seu redor vai bem também.
Se você vai mal, então ao seu lado nada está bom, seu ambiente não vai bem, sua realidade interior é contraditória, fazendo seu mundo exterior ser antagônico em referência ao seu ego, que então se choca com a vida alheia, se transforma em violento consigo mesmo e com os outros.
Por isso, aprenda a gostar de si mesmo.
Seja bom com você.
Faça o bem e viva em paz.
Ame a vida.
Crie boas condições de existência para si e para os outros.
Favoreça as boas virtudes.
Lute pelos bons valores da sua consciência tais como o respeito mútuo, a responsabilidade pessoal e social, a criatividade no trabalho, a bondade na família, a concórdia nas relações com as pessoas, a compreensão com os amigos e a tolerância com os adversários, o cultivo das boas idéias e dos bons conhecimentos, a vivência de uma boa ética comportamental e a prática de uma vida espiritual onde a sua fé em Deus, o Senhor da Vida, seja o centro do seu ser, a raiz do seu pensar e a condição do seu existir.
Feito isso certamente a sua auto-estima se elevará, o seu alto astral se estabelecerá nos seus relacionamentos diários e noturnos e nos seus comportamentos dentro ou fora de casa.
A partir de então, você se tornará uma pessoa boa, alegre com a vida e contente com as pessoas em volta de você, feliz porque antes de tudo e de todos você gosta de si mesmo, você procure ser bom com seu eu, e a conseqüência imediata é os seus amigos se aproximarem de você, as pessoas gostarem de estar ao seu lado, a vida lhe ser permanentemente favorável como se Deus, o Autor da Vida, aprovasse então as suas novas atitudes e abençoasse o seu caminhar incessantemente aqui na Terra e para além na eternidade.
Sim, Deus estabeleceu desde o princípio que gostar de si mesmo é a condição necessária para que sejamos bons com os outros, positivos e otimistas em nosso dia a dia de cada momento.
Além disso, passaremos igualmente a sermos bons conosco mesmos.
Quando a nossa auto-estima se eleva, tudo cresce em torno de nós.
Quando caímos, todos caem conosco.
Por isso, seja primeiro bom consigo mesmo.
Aprenda primeiro a gostar de si próprio.
O resto é conseqüência.
Se vamos bem,
a nossa alegria se irradia por todos os lados.
Se somos bons,
a felicidade se fixa a nossa volta.
Sim, Deus gosta de pessoas contentes.
Aprenda a gostar de si mesmo
Outro dia, encontrei uma pessoa na rua que se queixava comigo de ser uma tristeza a sua vida, pois era ruim com a família e com seus colegas de trabalho, seu ambiente lhe era hostil e constantemente adverso, contrário a sua natureza, negativo demais, o que o tornava quase sempre um indivíduo pessimista em relação à vida, aos seus dentro de casa ou nos seus relacionamentos diários na rua, no supermercado, no jornaleiro, no botequim, no emprego, ou em quaisquer circunstâncias da vida cotidiana, na experiência do dia a dia.
Respondi-lhe então que “as pessoas hoje em dia são más com os outros porque não gostam de si mesmas”.
De fato, se você vai bem, tudo ao seu redor vai bem também.
Se você vai mal, então ao seu lado nada está bom, seu ambiente não vai bem, sua realidade interior é contraditória, fazendo seu mundo exterior ser antagônico em referência ao seu ego, que então se choca com a vida alheia, se transforma em violento consigo mesmo e com os outros.
Por isso, aprenda a gostar de si mesmo.
Seja bom com você.
Faça o bem e viva em paz.
Ame a vida.
Crie boas condições de existência para si e para os outros.
Favoreça as boas virtudes.
Lute pelos bons valores da sua consciência tais como o respeito mútuo, a responsabilidade pessoal e social, a criatividade no trabalho, a bondade na família, a concórdia nas relações com as pessoas, a compreensão com os amigos e a tolerância com os adversários, o cultivo das boas idéias e dos bons conhecimentos, a vivência de uma boa ética comportamental e a prática de uma vida espiritual onde a sua fé em Deus, o Senhor da Vida, seja o centro do seu ser, a raiz do seu pensar e a condição do seu existir.
Feito isso certamente a sua auto-estima se elevará, o seu alto astral se estabelecerá nos seus relacionamentos diários e noturnos e nos seus comportamentos dentro ou fora de casa.
A partir de então, você se tornará uma pessoa boa, alegre com a vida e contente com as pessoas em volta de você, feliz porque antes de tudo e de todos você gosta de si mesmo, você procure ser bom com seu eu, e a conseqüência imediata é os seus amigos se aproximarem de você, as pessoas gostarem de estar ao seu lado, a vida lhe ser permanentemente favorável como se Deus, o Autor da Vida, aprovasse então as suas novas atitudes e abençoasse o seu caminhar incessantemente aqui na Terra e para além na eternidade.
Sim, Deus estabeleceu desde o princípio que gostar de si mesmo é a condição necessária para que sejamos bons com os outros, positivos e otimistas em nosso dia a dia de cada momento.
Além disso, passaremos igualmente a sermos bons conosco mesmos.
Quando a nossa auto-estima se eleva, tudo cresce em torno de nós.
Quando caímos, todos caem conosco.
Por isso, seja primeiro bom consigo mesmo.
Aprenda primeiro a gostar de si próprio.
O resto é conseqüência.
Se vamos bem,
a nossa alegria se irradia por todos os lados.
Se somos bons,
a felicidade se fixa a nossa volta.
Sim, Deus gosta de pessoas contentes.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Insofismática
Insofismática
A Ciência das Certezas Relativas
1. A Escola dos Sofistas
No período pré-socrático da Antiguidade Grega(séc.VI a.C.), surgiram os Sofistas, pessoas contratadas por reis e imperadores da época para, por meio da retórica e da argumentação, defenderem os interesses do império e da monarquia, para essa finalidade recebendo grandes volumes de moeda(dinheiro), não importando então a verdade ou a mentira de suas palavras, ou a lógica de seus raciocínios, já que o que interessava era garantir a vitória dos reinados e dos imperialismos ainda que se tivesse que falsificar os argumentos, corromper a verdade, elevar o erro e a mentira, sujar as idéias de seus adversários, ou manchar os ideais de seus inimigos.
Assim nasceu os Sofismas(argumentos cheios de erros com obscuras intenções, muitas vezes com maldade nas palavras, com o objetivo certo de advogar ou defender os interesses das principais autoridades das Cidades gregas e suas circunvizinhas).
Logo, como se observa, a palavra sofisma, a partir daquela data, passou a significar erro, falta, mentira, raciocínio aberrante, argumentação falsa, retórica mentirosa, palavra que contrariava o sentido da verdade.
Ao mesmo tempo, veio ao mundo o movimento filosófico contrário aos sofismas e antítese dos sofistas chamado de Insofismático cujo significado manifestava o interesse de defender a verdade do ser, do pensar e do existir, garantir as certezas relativas e absolutas, dar autenticidade às nossas idéias e conhecimentos, discursos e retóricas, raciocínios e argumentações.
O Processo Insofismático deseja pois ser um advogado da verdade, defender suas boas intenções e seus bons interesses, lutar a favor dos bons conhecimentos produzidos, favorecer as boas idéias e os bons ideais, autenticar enfim nossas palavras retas, certas e corretas.
Eis a origem da Insofismática.
2. Verdades e Falsidades
Na tentativa bem-intencionada de vencer os sofismas e derrubar os sofistas, que anseiam por corromper a verdade, dar insegurança às pessoas e instabilidade aos ambientes, produzindo então a confusão mental e as complicações irracionais, irreais e inconscientes, construindo assim a desordem da razão, a indisciplina da inteligência e a desorganização dos conhecimentos adquiridos, a Insofismática procura criar as condições necessárias à boa criatividade de indivíduos e grupos, a partir da qual gerem o edifício das boas idéias e dos bons conhecimentos, da boa ética comportamental e da boa espiritualidade natural, do bom discernimento intelectual, dos bons pensamentos construtivos e dos bons sentimentos de paz, de bondade e de concórdia.
A Verdade pois junta-se à Bondade das pessoas para lutar contra a falsidade das palavras, o erro da retórica, a mentira dos argumentos, a falta de lógica dos raciocínios e a ausência de honestidade e sinceridade por parte daqueles que ousam manchar a boa ciência e os bons conhecimentos obtidos até aqui e agora.
Observa-se portanto que a verdade se une ao bem e à paz para se libertar dessas prisões ideológicas e de tais escravidões psicológicas.
Tal é o processo insofismático de articulação da defesa da verdade e de suas certezas relativas e absolutas, para isso usando ferramentas pensantes, discernentes e cognoscentes que garantem sua autenticidade, dando-lhe segurança em suas atividades de pesquisa e em seus exercícios constantes de trabalho intelectivo, sem excluir é óbvio sua aliança perene com a experiência da realidade cotidiana, de onde retira seus instrumentos de luta, seus esforços de guerra e seus empenhos de batalha.
A Insofismática logo combate os maus conhecimentos, a ética ruim e a péssima espiritualidade cujos interesses contrariam as boas intenções de quem advoga a verdade e defende o que é certo e correto.
3. Um processo em construção
A Ciência Insofismática entende a verdade como um processo em construção permanente e progressiva, desde a criação de seus conteúdos de pensamento passando pela análise do discernimento até a constituição do conhecimento realmente possível, o que significa em outras palavras a produção de outras, novas e diferentes idéias, símbolos e valores, virtudes e vivências, sons e imagens, onde a busca da sua transparência de palavras e autenticidade de significantes e significados se identifica com a tentativa de refletir bem a nossa racionalidade operante e a nossa inteligência articuladora de intenções e interesses correspondentes com a realidade da experiência cotidiana.
Desse modo se observa que a verdade é relativa, que se constrói no tempo e na história, aqui e agora, caminhando com o sujeito que pensa, discerne e conhece, produzindo crescentemente a sua essência renovadora e libertadora, condicionando assim a liberdade existencial e sua consequente felicidade física, mental e espiritual.
De fato, a verdade é processo, um processo em constante evolução.
Tal processo sempre em construção aponta para a sua relatividade temporal cuja história revela a substância da natureza humana em função da qual giram o universo e a criação, a vida e a existência, o tempo e a eternidade, a consciência e a experiência, a realidade dos fatos e os fenômenos do dia a dia, os acontecimentos reais e atuais e o cotidiano insistente no passado, presente e futuro da humanidade.
Sim, a verdade é um processo em construção para o qual concorrem o pensamento criativo, os detalhes e as diferenças oferecidos pelo discernimento e os conteúdos de qualidade do conhecimento produzido, possibilidades que se constroem com o homem e a mulher em seu ambiente real sem distúrbios imaginários ou patologias irreais, inconscientes e irracionais.
4. A Realidade como manifestação da verdade
Na experiência real cotidiana, o mundo insofismático tem a sua identidade privilegiada, a base fundamental de onde se eleva e se constrói o edifício da verdade, a raiz original a partir de que se produzem os nossos conteúdos de conhecimento de qualidade e excelência, a fonte principal de nossas certezas relativas, reflexo de nossos princípios de consciência, intencionais e experienciais que se caracterizam por sua natureza autêntica e transparente, sustento de nossas racionalidades equilibradas e de nossas vivências de controle mental e emocional e de domínio de nós mesmos, o que nos revela de imediato a importância vital e central do papel do cotidiano na busca de saúde física e bem-estar social de indivíduos e grupos participantes da sociedade dentro da qual estamos inseridos atualmente.
Essa função curadora e remediadora que exerce a realidade do dia a dia em nossas vidas de cada momento demonstra o fato de que a verdade real é saudável, remédio para os nossos males e salvação de nossas inconsciências irreais e irracionais que vez ou outra nos perseguem diariamente.
Observa-se portanto que a realidade é um dos grandes critérios de medição da verdade, além de outros como os valores positivos da nossa consciência, as virtudes morais e religiosas como o bem que fazemos e a paz que vivemos, as vivências psicológicas e espirituais que nos envolvem onde muitas vezes Deus, o Senhor, é a Fonte da verdade e da realidade diurna e noturna, as experiências pensantes, discernentes e cognoscentes que adquirem uma base segura de conteúdos de conhecimento que garantem a nossa estabilidade mental e consolidam os nossos princípios éticos e espirituais, e assim por diante.
Quando o chão da realidade tem uma garantia segura de subsistência, então a verdade sobressai, se reflete em nossos sentidos e inteligências, se concretiza na prática de nossos comportamentos equilibrados e razoáveis, conscientemente definidos e eticamente determinados.
Então, se diz que a realidade é verdadeira.
5. Devemos ser autênticos
Os valores éticos e espirituais autenticamente vividos são a razão de nossas verdades bem geridas e de nossas certezas bem dirigidas.
Quando assumo o compromisso sério e responsável com a minha autenticidade, então eu me torno transparente, claro e lúcido, e evidencio diante de tudo e de todos a minha verdadeira identidade, sem máscaras e sem múltiplas faces, sem pluralidade de cabeças e sem variedade de pontos de vista, de tal maneira que eu sou o mesmo em qualquer tempo e lugar, perante a Deus e aos outros, refletindo em mim mesmo os meus conhecimentos, princípios e virtudes, que caracterizam a minha personalidade e revelam o meu caráter.
Então, sou eu mesmo.
Sou o que sou.
Sou o que penso ser.
Meu pensamento faz o meu ser.
Minhas idéias descobrem a minha verdade.
Minhas certezas desvelam a minha liberdade.
Essa liberdade é a minha autenticidade, a minha verdade existencial, a minha felicidade espiritual.
Livre, sou autêntico.
6. A Verdade é Relativa
Toda e qualquer verdade construida no interior da experiência real humana e cotidiana é sempre relativa a mim. Pois então não existe a verdade, mas a minha verdade.
Observamos assim que os nossos conhecimentos obtidos no dia a dia da nossa vida, as idéias criadas e os valores concebidos, as imagens produzidos e os símbolos gerados, os interesses em jogo e as intenções propostas, as virtudes éticas e as vivências espirituais, existem sempre em função de mim mesmo.
Até o Sol, astro celeste, que brilha e esquenta o tempo e os espaços em volta de si próprio, têm sua luz e calor voltados para a minha pessoa, porque sou eu, cada sujeito em particular, que percebe que o Sol ilumina a mim e para mim, me abrasa e me fortalece, e nessa percepção de cada eu e de todos nós tem sentido a Fogo do Sol, cuja energia de vida funciona para mim e para cada ego, transformados em nós, razão da luz do Sol e sentido do seu Fogo enérgico.
Como também um determinado acontecimento social ou um definido fenômeno cotidiano, como por exemplo uma partida de futebol no Maracanã entre Flamengo e Vasco da Gama, no próximo domingo de tarde, somente existe ou tem razão de ser em referência ao meu eu, na relação que o jogo tem comigo, e generalizando a todos nós torcedores do Vasco e do Flamengo.
De fato, a verdade é relativa.
Ela é relativa a mim.
Ela se relaciona comigo.
Mentém sempre uma referência ao meu ego, a nós, aos nossos egos.
Tal o sentido da verdade e suas certezas dependentes da visão que eu tenho delas, pois precisam da minha interpretação de seus “fatos conscientes” que se dão a mim e a nós, que necessitam do meu olhar sobre elas, a fim de que eu as examine e avalie e então as considere ou não realidades autênticas e transparentes.
Logo, a verdade depende de mim.
Da minha racionalidade interpretadora de suas ocorrências em minha mente.
Da minha ótica interpretativa, portanto, depende a verdade da realidade e suas certezas fenomenais que se ligam a mim e de mim recebem a devida aprovação no que se refere a sua autenticidade real e transparência racional.
Com efeito, o que na realidade existe é a ideologia de Karl Marx, o niilismo de Nietszche, a teoria da relatividade de Einstein, o existencialismo de Sartre, a fenomenologia de Heidegger, o governo de Lula, o presidencialismo de Getúlio Vargas, os massacres de Hittler, o incêndio de Nero, a psicanálise de Freud, a teoria do inconsciente de Young, a filosofia de Deleuze, o realismo de Aristóteles, o iluminismo de Rousseau, o musical de Bethoven, e assim por diante.
De certo modo, as idéias antes são individualistas, personalizadas, e depois se tornam plurais, globais e universais.
Como também surgem de debates e discussões críticas e dialéticas.
Todavia, sobretudo são pessoais.
Relativas a mim.
Assim pois se constitui e sobrevive a verdade em nosso contexto social, político, econômico e cultural.
Depende por conseguinte do nosso ponto de vista.
Igualmente, Deus tem também a sua própria noção de verdade e visão da realidade.
Existem as verdades de Deus.
Relativas a Deus.
Em referência ao Senhor.
Desse modo, funcionam a vida, a natureza e o universo.
A Ciência das Certezas Relativas
1. A Escola dos Sofistas
No período pré-socrático da Antiguidade Grega(séc.VI a.C.), surgiram os Sofistas, pessoas contratadas por reis e imperadores da época para, por meio da retórica e da argumentação, defenderem os interesses do império e da monarquia, para essa finalidade recebendo grandes volumes de moeda(dinheiro), não importando então a verdade ou a mentira de suas palavras, ou a lógica de seus raciocínios, já que o que interessava era garantir a vitória dos reinados e dos imperialismos ainda que se tivesse que falsificar os argumentos, corromper a verdade, elevar o erro e a mentira, sujar as idéias de seus adversários, ou manchar os ideais de seus inimigos.
Assim nasceu os Sofismas(argumentos cheios de erros com obscuras intenções, muitas vezes com maldade nas palavras, com o objetivo certo de advogar ou defender os interesses das principais autoridades das Cidades gregas e suas circunvizinhas).
Logo, como se observa, a palavra sofisma, a partir daquela data, passou a significar erro, falta, mentira, raciocínio aberrante, argumentação falsa, retórica mentirosa, palavra que contrariava o sentido da verdade.
Ao mesmo tempo, veio ao mundo o movimento filosófico contrário aos sofismas e antítese dos sofistas chamado de Insofismático cujo significado manifestava o interesse de defender a verdade do ser, do pensar e do existir, garantir as certezas relativas e absolutas, dar autenticidade às nossas idéias e conhecimentos, discursos e retóricas, raciocínios e argumentações.
O Processo Insofismático deseja pois ser um advogado da verdade, defender suas boas intenções e seus bons interesses, lutar a favor dos bons conhecimentos produzidos, favorecer as boas idéias e os bons ideais, autenticar enfim nossas palavras retas, certas e corretas.
Eis a origem da Insofismática.
2. Verdades e Falsidades
Na tentativa bem-intencionada de vencer os sofismas e derrubar os sofistas, que anseiam por corromper a verdade, dar insegurança às pessoas e instabilidade aos ambientes, produzindo então a confusão mental e as complicações irracionais, irreais e inconscientes, construindo assim a desordem da razão, a indisciplina da inteligência e a desorganização dos conhecimentos adquiridos, a Insofismática procura criar as condições necessárias à boa criatividade de indivíduos e grupos, a partir da qual gerem o edifício das boas idéias e dos bons conhecimentos, da boa ética comportamental e da boa espiritualidade natural, do bom discernimento intelectual, dos bons pensamentos construtivos e dos bons sentimentos de paz, de bondade e de concórdia.
A Verdade pois junta-se à Bondade das pessoas para lutar contra a falsidade das palavras, o erro da retórica, a mentira dos argumentos, a falta de lógica dos raciocínios e a ausência de honestidade e sinceridade por parte daqueles que ousam manchar a boa ciência e os bons conhecimentos obtidos até aqui e agora.
Observa-se portanto que a verdade se une ao bem e à paz para se libertar dessas prisões ideológicas e de tais escravidões psicológicas.
Tal é o processo insofismático de articulação da defesa da verdade e de suas certezas relativas e absolutas, para isso usando ferramentas pensantes, discernentes e cognoscentes que garantem sua autenticidade, dando-lhe segurança em suas atividades de pesquisa e em seus exercícios constantes de trabalho intelectivo, sem excluir é óbvio sua aliança perene com a experiência da realidade cotidiana, de onde retira seus instrumentos de luta, seus esforços de guerra e seus empenhos de batalha.
A Insofismática logo combate os maus conhecimentos, a ética ruim e a péssima espiritualidade cujos interesses contrariam as boas intenções de quem advoga a verdade e defende o que é certo e correto.
3. Um processo em construção
A Ciência Insofismática entende a verdade como um processo em construção permanente e progressiva, desde a criação de seus conteúdos de pensamento passando pela análise do discernimento até a constituição do conhecimento realmente possível, o que significa em outras palavras a produção de outras, novas e diferentes idéias, símbolos e valores, virtudes e vivências, sons e imagens, onde a busca da sua transparência de palavras e autenticidade de significantes e significados se identifica com a tentativa de refletir bem a nossa racionalidade operante e a nossa inteligência articuladora de intenções e interesses correspondentes com a realidade da experiência cotidiana.
Desse modo se observa que a verdade é relativa, que se constrói no tempo e na história, aqui e agora, caminhando com o sujeito que pensa, discerne e conhece, produzindo crescentemente a sua essência renovadora e libertadora, condicionando assim a liberdade existencial e sua consequente felicidade física, mental e espiritual.
De fato, a verdade é processo, um processo em constante evolução.
Tal processo sempre em construção aponta para a sua relatividade temporal cuja história revela a substância da natureza humana em função da qual giram o universo e a criação, a vida e a existência, o tempo e a eternidade, a consciência e a experiência, a realidade dos fatos e os fenômenos do dia a dia, os acontecimentos reais e atuais e o cotidiano insistente no passado, presente e futuro da humanidade.
Sim, a verdade é um processo em construção para o qual concorrem o pensamento criativo, os detalhes e as diferenças oferecidos pelo discernimento e os conteúdos de qualidade do conhecimento produzido, possibilidades que se constroem com o homem e a mulher em seu ambiente real sem distúrbios imaginários ou patologias irreais, inconscientes e irracionais.
4. A Realidade como manifestação da verdade
Na experiência real cotidiana, o mundo insofismático tem a sua identidade privilegiada, a base fundamental de onde se eleva e se constrói o edifício da verdade, a raiz original a partir de que se produzem os nossos conteúdos de conhecimento de qualidade e excelência, a fonte principal de nossas certezas relativas, reflexo de nossos princípios de consciência, intencionais e experienciais que se caracterizam por sua natureza autêntica e transparente, sustento de nossas racionalidades equilibradas e de nossas vivências de controle mental e emocional e de domínio de nós mesmos, o que nos revela de imediato a importância vital e central do papel do cotidiano na busca de saúde física e bem-estar social de indivíduos e grupos participantes da sociedade dentro da qual estamos inseridos atualmente.
Essa função curadora e remediadora que exerce a realidade do dia a dia em nossas vidas de cada momento demonstra o fato de que a verdade real é saudável, remédio para os nossos males e salvação de nossas inconsciências irreais e irracionais que vez ou outra nos perseguem diariamente.
Observa-se portanto que a realidade é um dos grandes critérios de medição da verdade, além de outros como os valores positivos da nossa consciência, as virtudes morais e religiosas como o bem que fazemos e a paz que vivemos, as vivências psicológicas e espirituais que nos envolvem onde muitas vezes Deus, o Senhor, é a Fonte da verdade e da realidade diurna e noturna, as experiências pensantes, discernentes e cognoscentes que adquirem uma base segura de conteúdos de conhecimento que garantem a nossa estabilidade mental e consolidam os nossos princípios éticos e espirituais, e assim por diante.
Quando o chão da realidade tem uma garantia segura de subsistência, então a verdade sobressai, se reflete em nossos sentidos e inteligências, se concretiza na prática de nossos comportamentos equilibrados e razoáveis, conscientemente definidos e eticamente determinados.
Então, se diz que a realidade é verdadeira.
5. Devemos ser autênticos
Os valores éticos e espirituais autenticamente vividos são a razão de nossas verdades bem geridas e de nossas certezas bem dirigidas.
Quando assumo o compromisso sério e responsável com a minha autenticidade, então eu me torno transparente, claro e lúcido, e evidencio diante de tudo e de todos a minha verdadeira identidade, sem máscaras e sem múltiplas faces, sem pluralidade de cabeças e sem variedade de pontos de vista, de tal maneira que eu sou o mesmo em qualquer tempo e lugar, perante a Deus e aos outros, refletindo em mim mesmo os meus conhecimentos, princípios e virtudes, que caracterizam a minha personalidade e revelam o meu caráter.
Então, sou eu mesmo.
Sou o que sou.
Sou o que penso ser.
Meu pensamento faz o meu ser.
Minhas idéias descobrem a minha verdade.
Minhas certezas desvelam a minha liberdade.
Essa liberdade é a minha autenticidade, a minha verdade existencial, a minha felicidade espiritual.
Livre, sou autêntico.
6. A Verdade é Relativa
Toda e qualquer verdade construida no interior da experiência real humana e cotidiana é sempre relativa a mim. Pois então não existe a verdade, mas a minha verdade.
Observamos assim que os nossos conhecimentos obtidos no dia a dia da nossa vida, as idéias criadas e os valores concebidos, as imagens produzidos e os símbolos gerados, os interesses em jogo e as intenções propostas, as virtudes éticas e as vivências espirituais, existem sempre em função de mim mesmo.
Até o Sol, astro celeste, que brilha e esquenta o tempo e os espaços em volta de si próprio, têm sua luz e calor voltados para a minha pessoa, porque sou eu, cada sujeito em particular, que percebe que o Sol ilumina a mim e para mim, me abrasa e me fortalece, e nessa percepção de cada eu e de todos nós tem sentido a Fogo do Sol, cuja energia de vida funciona para mim e para cada ego, transformados em nós, razão da luz do Sol e sentido do seu Fogo enérgico.
Como também um determinado acontecimento social ou um definido fenômeno cotidiano, como por exemplo uma partida de futebol no Maracanã entre Flamengo e Vasco da Gama, no próximo domingo de tarde, somente existe ou tem razão de ser em referência ao meu eu, na relação que o jogo tem comigo, e generalizando a todos nós torcedores do Vasco e do Flamengo.
De fato, a verdade é relativa.
Ela é relativa a mim.
Ela se relaciona comigo.
Mentém sempre uma referência ao meu ego, a nós, aos nossos egos.
Tal o sentido da verdade e suas certezas dependentes da visão que eu tenho delas, pois precisam da minha interpretação de seus “fatos conscientes” que se dão a mim e a nós, que necessitam do meu olhar sobre elas, a fim de que eu as examine e avalie e então as considere ou não realidades autênticas e transparentes.
Logo, a verdade depende de mim.
Da minha racionalidade interpretadora de suas ocorrências em minha mente.
Da minha ótica interpretativa, portanto, depende a verdade da realidade e suas certezas fenomenais que se ligam a mim e de mim recebem a devida aprovação no que se refere a sua autenticidade real e transparência racional.
Com efeito, o que na realidade existe é a ideologia de Karl Marx, o niilismo de Nietszche, a teoria da relatividade de Einstein, o existencialismo de Sartre, a fenomenologia de Heidegger, o governo de Lula, o presidencialismo de Getúlio Vargas, os massacres de Hittler, o incêndio de Nero, a psicanálise de Freud, a teoria do inconsciente de Young, a filosofia de Deleuze, o realismo de Aristóteles, o iluminismo de Rousseau, o musical de Bethoven, e assim por diante.
De certo modo, as idéias antes são individualistas, personalizadas, e depois se tornam plurais, globais e universais.
Como também surgem de debates e discussões críticas e dialéticas.
Todavia, sobretudo são pessoais.
Relativas a mim.
Assim pois se constitui e sobrevive a verdade em nosso contexto social, político, econômico e cultural.
Depende por conseguinte do nosso ponto de vista.
Igualmente, Deus tem também a sua própria noção de verdade e visão da realidade.
Existem as verdades de Deus.
Relativas a Deus.
Em referência ao Senhor.
Desse modo, funcionam a vida, a natureza e o universo.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Seja Otimista
Seja Otimista
Na Vida, tenha sempre otimismo, sobretudo nas horas de contradição, nos momentos de dificuldade e nos instantes de adversidade.
Seja bom com as pessoas.
Crie novos amigos.
Sorria sempre.
Seja alegre em seus ambientes de família e trabalho.
Seja feliz fazendo os outros felizes.
Seja contente espalhando o bem e a paz na sociedade.
Construa sempre, ao invés de destruir.
Seja criativo em suas obras.
Produza boas idéias.
Gere bons conhecimentos.
Use o discernimento para fazer a diferença entre as coisas.
Seja interativo.
Compartilhe com os outros os seus problemas e os seus pontos de vista.
Colabore com o bem-estar da humanidade.
Coopere com a saúde ambiental e ecológica do Planeta.
Seja fraterno e solidário, amigo e generoso com quem quer que seja, em quaisquer situações de vida e em todas as circunstâncias de existência.
Ame, respeite e valorize a Deus, a si mesmo e aos outros também.
Namore e paquere as mulheres.
Brinque como as crianças.
Entusiasme-se como os jovens.
Aprenda com a sabedoria e a experiência dos mais velhos.
Respeite para ser respeitado.
Seja responsável por seus atos.
Tenha sempre equilíbrio e bom-senso.
Seja livre dando condições de liberdade para os outros.
Tenha juízo sempre.
Seja uma pessoa de fé.
Faça da oração o sentido da sua vida.
Acredite em Deus e confie no Senhor.
Na Vida, tenha sempre otimismo, sobretudo nas horas de contradição, nos momentos de dificuldade e nos instantes de adversidade.
Seja bom com as pessoas.
Crie novos amigos.
Sorria sempre.
Seja alegre em seus ambientes de família e trabalho.
Seja feliz fazendo os outros felizes.
Seja contente espalhando o bem e a paz na sociedade.
Construa sempre, ao invés de destruir.
Seja criativo em suas obras.
Produza boas idéias.
Gere bons conhecimentos.
Use o discernimento para fazer a diferença entre as coisas.
Seja interativo.
Compartilhe com os outros os seus problemas e os seus pontos de vista.
Colabore com o bem-estar da humanidade.
Coopere com a saúde ambiental e ecológica do Planeta.
Seja fraterno e solidário, amigo e generoso com quem quer que seja, em quaisquer situações de vida e em todas as circunstâncias de existência.
Ame, respeite e valorize a Deus, a si mesmo e aos outros também.
Namore e paquere as mulheres.
Brinque como as crianças.
Entusiasme-se como os jovens.
Aprenda com a sabedoria e a experiência dos mais velhos.
Respeite para ser respeitado.
Seja responsável por seus atos.
Tenha sempre equilíbrio e bom-senso.
Seja livre dando condições de liberdade para os outros.
Tenha juízo sempre.
Seja uma pessoa de fé.
Faça da oração o sentido da sua vida.
Acredite em Deus e confie no Senhor.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Dia de todos os Pais
Dia de todos os Pais
(9 de Agosto)
Pai quer dizer Genitor de vida, Princípio de ser, Origem de coisas, Fundamento de criaturas, Base de gente, Sustento de um povo.
Não é fácil ser pai.
Não é pra qualquer um.
Porque pai não só produz os filhos junto com a mãe, todavia é o responsável por aquele(a) que produz, comprometido com a sua saúde e educação, defensor de sua vida e garantia de sua subsistência, pelo menos nos primeiros passos da criança, na sua adolescência estudantil, até chegar a sua idade adulta, quando então o verdadeiro pai entrega à vida e à sociedade o destino de sua geração e o desfecho de sua herança.
Pai é aquele que sabe o que deve fazer em relação a seus filhos e filhas.
Pai tem a obrigação de ensinar à sua prole o caminho da vida, as boas coisas da existência, os problemas que acontecem na realidade, os desafios que oferecem o cotidiano, e ainda dar-lhe esperança de viver, razões para existir e sentido para a sua nova personalidade cujo caráter será formado antes de tudo e de todos em casa, na família, e mais tarde na escola, na rua e no ambiente social em que se insere atualmente.
Pai tem o dever de sustentar seus meninos, torná-los garotos estudiosos e brincalhões, e depois jovens adultos engajados no presente e futuro da humanidade, a partir da sociedade em que se incluem diariamente, à qual precisam lhe oferecer o seu equilíbrio mental e emocional, o seu juízo reto e o bom-senso das coisas, o controle de suas mentes e o domínio de si mesmos, princípios esses que o pai e a mãe devem infiltrar na consciência de seus herdeiros e no comportamento de seus frutos humanos e naturais.
Pai muitas vezes é duro com o filho, é severo com a garota, é áspero com o menino, é amargo com a mulher, porém tenho certeza que ele o faz pensando no bem de sua família, na felicidade de sua gente, no bem-estar de sua casa.
Mas não basta ser pai.
Tem que participar.
Participar da vida familiar.
Participar das reuniões da escola, da saúde de seus filhos, do dinheiro necessário para mantê-los, do lazer indispensável aos domingos, do esporte quando se faz preciso, brincar com eles sempre que puder, enfim, educá-los para a vida, para depois a vida se encarregar deles e ensiná-los a ser gente, dar-lhes um trabalho para se sustentarem, oferecer-lhes estabilidade de emprego se possível, abrir-lhes a estrada do casamento e da família, indicar-lhes a realização profissional e a satisfação de sua vocação humana, natural e cultural, consolidando então a sua criatividade própria, e os dons, carismas e talentos que a natureza lhes presenteou.
Sim, não é fácil ser pai.
Não é pra qualquer um.
Tem que ter vocação.
A Vocação de ser responsável por seus atos.
Ensinar o respeito e o direito a seus filhos.
Torná-los pessoas justas e verdadeiras.
Educá-los para a vida.
Cuidar de sua saúde mental, física e espiritual.
Dar-lhes o necessário sempre que puder.
Comprometer-se com o seu presente jovem e o seu futuro de mais velhos.
Pai tem que ter atitude.
Pai tem que ser oportuno.
Pai tem que ser equilibrado.
Porque dele, dependem seus frutos biológicos, seus efeitos naturais, suas conseqüências éticas e espirituais.
Pai tem que ser transparente.
Assim, nele a criança terá segurança, o filho terá confiança, a esposa terá esperança.
Pai tem que ser trabalhador.
Garantir o pão de cada dia da família.
Sustentar o colégio dos garotos.
Dar-lhes um plano de saúde sustentável.
Oferecer-lhes o indispensável para bem viver.
Pai tem que ser lutador.
Continuar lutando até a morte.
Ser um exemplo para seus filhos.
Ser um herói se possível.
Entretanto, nunca perder o respeito diante de todos e jamais excluir de sua vida a responsabilidade da criação e da educação de seus filhos.
Isso é o pai verdadeiro.
Limitado sim, mas responsável.
Fraco sim, mas respeitoso.
Isso é o pai direito.
Que não se esquece da mulher e dos filhos.
Que protege os seus.
Que ampara a própria família.
Pai algumas vezes quer dizer Deus.
Porque Deus também é Pai.
E, hoje, é o dia de todos os pais que se parecem com Deus.
Não são deuses, mas é como se o fossem.
Obrigado, Deus, pelos pais,
pelo meu pai aqui na Terra, Sr. Manuel Gomes Fernandes.
(9 de Agosto)
Pai quer dizer Genitor de vida, Princípio de ser, Origem de coisas, Fundamento de criaturas, Base de gente, Sustento de um povo.
Não é fácil ser pai.
Não é pra qualquer um.
Porque pai não só produz os filhos junto com a mãe, todavia é o responsável por aquele(a) que produz, comprometido com a sua saúde e educação, defensor de sua vida e garantia de sua subsistência, pelo menos nos primeiros passos da criança, na sua adolescência estudantil, até chegar a sua idade adulta, quando então o verdadeiro pai entrega à vida e à sociedade o destino de sua geração e o desfecho de sua herança.
Pai é aquele que sabe o que deve fazer em relação a seus filhos e filhas.
Pai tem a obrigação de ensinar à sua prole o caminho da vida, as boas coisas da existência, os problemas que acontecem na realidade, os desafios que oferecem o cotidiano, e ainda dar-lhe esperança de viver, razões para existir e sentido para a sua nova personalidade cujo caráter será formado antes de tudo e de todos em casa, na família, e mais tarde na escola, na rua e no ambiente social em que se insere atualmente.
Pai tem o dever de sustentar seus meninos, torná-los garotos estudiosos e brincalhões, e depois jovens adultos engajados no presente e futuro da humanidade, a partir da sociedade em que se incluem diariamente, à qual precisam lhe oferecer o seu equilíbrio mental e emocional, o seu juízo reto e o bom-senso das coisas, o controle de suas mentes e o domínio de si mesmos, princípios esses que o pai e a mãe devem infiltrar na consciência de seus herdeiros e no comportamento de seus frutos humanos e naturais.
Pai muitas vezes é duro com o filho, é severo com a garota, é áspero com o menino, é amargo com a mulher, porém tenho certeza que ele o faz pensando no bem de sua família, na felicidade de sua gente, no bem-estar de sua casa.
Mas não basta ser pai.
Tem que participar.
Participar da vida familiar.
Participar das reuniões da escola, da saúde de seus filhos, do dinheiro necessário para mantê-los, do lazer indispensável aos domingos, do esporte quando se faz preciso, brincar com eles sempre que puder, enfim, educá-los para a vida, para depois a vida se encarregar deles e ensiná-los a ser gente, dar-lhes um trabalho para se sustentarem, oferecer-lhes estabilidade de emprego se possível, abrir-lhes a estrada do casamento e da família, indicar-lhes a realização profissional e a satisfação de sua vocação humana, natural e cultural, consolidando então a sua criatividade própria, e os dons, carismas e talentos que a natureza lhes presenteou.
Sim, não é fácil ser pai.
Não é pra qualquer um.
Tem que ter vocação.
A Vocação de ser responsável por seus atos.
Ensinar o respeito e o direito a seus filhos.
Torná-los pessoas justas e verdadeiras.
Educá-los para a vida.
Cuidar de sua saúde mental, física e espiritual.
Dar-lhes o necessário sempre que puder.
Comprometer-se com o seu presente jovem e o seu futuro de mais velhos.
Pai tem que ter atitude.
Pai tem que ser oportuno.
Pai tem que ser equilibrado.
Porque dele, dependem seus frutos biológicos, seus efeitos naturais, suas conseqüências éticas e espirituais.
Pai tem que ser transparente.
Assim, nele a criança terá segurança, o filho terá confiança, a esposa terá esperança.
Pai tem que ser trabalhador.
Garantir o pão de cada dia da família.
Sustentar o colégio dos garotos.
Dar-lhes um plano de saúde sustentável.
Oferecer-lhes o indispensável para bem viver.
Pai tem que ser lutador.
Continuar lutando até a morte.
Ser um exemplo para seus filhos.
Ser um herói se possível.
Entretanto, nunca perder o respeito diante de todos e jamais excluir de sua vida a responsabilidade da criação e da educação de seus filhos.
Isso é o pai verdadeiro.
Limitado sim, mas responsável.
Fraco sim, mas respeitoso.
Isso é o pai direito.
Que não se esquece da mulher e dos filhos.
Que protege os seus.
Que ampara a própria família.
Pai algumas vezes quer dizer Deus.
Porque Deus também é Pai.
E, hoje, é o dia de todos os pais que se parecem com Deus.
Não são deuses, mas é como se o fossem.
Obrigado, Deus, pelos pais,
pelo meu pai aqui na Terra, Sr. Manuel Gomes Fernandes.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Um homem bom que só faz o bem
Projeto de um homem
bom que só faz o bem
Ame a vida
Pratique o amor
Ande na luz do conhecimento da verdade
Seja bom e faça o bem
Viva em paz uns com os outros
Pratique a justiça
Seja uma pessoa direita
Respeite para ser respeitado
Seja responsável por seus atos
Tenha juízo e use o bom-senso
Busque a liberdade
Procure a felicidade
Deseje sua saúde pessoal e o bem-estar dos outros
Crie amigos
Seja generoso, fraterno e solidário
Abra-se a novas possibilidades
Favoreça as boas tendências
Renove-se interior e exteriormente
Liberte-se de seus preconceitos e superstições
Seja realista
Cultive o silêncio
Tenha paciência
Siga a natureza
Movimente-se sempre
Progrida material e espiritualmente
Evolua física e mentalmente
Cresça econômica e financeiramente
Procure emergir social, cultural e ambientalmente
Busque a sua emancipação ética e política
Use sempre a sua criatividade
Ative seus dons, talentos e carismas
Queira sempre sua satisfação vocacional e sua realização profissional
Produza boas idéias e bons conhecimentos
Use o discernimento para fazer a diferença entre as coisas
Fundamente a sua opinião
Ordene a sua mente
Discipline a sua razão
Organize os seus conhecimentos
Seja transparente em suas atitudes
Supere os seus limites sempre que possível
Ultrapasse as suas barreiras psicológicas e ideológicas
Transcenda os seus obstáculos mentais, corporais e espirituais
Namore e paquere sempre que puder
Ame sua mãe, seu pai e sua família
Procure sempre construir e jamais destruir
Seja otimista
Pense sempre positivamente
Aumente o seu astral
Eleve a sua auto-estima
Aprecie as coisas boas que a vida tem
Ajude os pobres e menos favorecidos
Brinque e sorria sempre como as crianças
Entusiasme-se com os jovens
Ame as mulheres
Aprenda com a sabedoria e a experiência dos mais velhos
Seja consciente de seus deveres e obrigações, compromissos e responsabilidades
Lute por seus direitos
Defenda seus desejos e necessidades
Trabalhe com alegria
Faça bem todas as coisas
Oriente-se pelas boas virtudes que você pratica
Siga os bons valores da sua consciência
Faça das suas vivências a experiência mais fundamental da realidade
Alegre os tristes
Anime os desanimados
Motive os deprimidos
Incentive os angustiados
Propague a bondade e a concórdia
Seja feliz fazendo os outros felizes
Seja livre dando condições de liberdade para os outros
Tenha fé em Deus
Faça da oração o sentido da sua vida
Acredite em Deus e confie no Senhor
bom que só faz o bem
Ame a vida
Pratique o amor
Ande na luz do conhecimento da verdade
Seja bom e faça o bem
Viva em paz uns com os outros
Pratique a justiça
Seja uma pessoa direita
Respeite para ser respeitado
Seja responsável por seus atos
Tenha juízo e use o bom-senso
Busque a liberdade
Procure a felicidade
Deseje sua saúde pessoal e o bem-estar dos outros
Crie amigos
Seja generoso, fraterno e solidário
Abra-se a novas possibilidades
Favoreça as boas tendências
Renove-se interior e exteriormente
Liberte-se de seus preconceitos e superstições
Seja realista
Cultive o silêncio
Tenha paciência
Siga a natureza
Movimente-se sempre
Progrida material e espiritualmente
Evolua física e mentalmente
Cresça econômica e financeiramente
Procure emergir social, cultural e ambientalmente
Busque a sua emancipação ética e política
Use sempre a sua criatividade
Ative seus dons, talentos e carismas
Queira sempre sua satisfação vocacional e sua realização profissional
Produza boas idéias e bons conhecimentos
Use o discernimento para fazer a diferença entre as coisas
Fundamente a sua opinião
Ordene a sua mente
Discipline a sua razão
Organize os seus conhecimentos
Seja transparente em suas atitudes
Supere os seus limites sempre que possível
Ultrapasse as suas barreiras psicológicas e ideológicas
Transcenda os seus obstáculos mentais, corporais e espirituais
Namore e paquere sempre que puder
Ame sua mãe, seu pai e sua família
Procure sempre construir e jamais destruir
Seja otimista
Pense sempre positivamente
Aumente o seu astral
Eleve a sua auto-estima
Aprecie as coisas boas que a vida tem
Ajude os pobres e menos favorecidos
Brinque e sorria sempre como as crianças
Entusiasme-se com os jovens
Ame as mulheres
Aprenda com a sabedoria e a experiência dos mais velhos
Seja consciente de seus deveres e obrigações, compromissos e responsabilidades
Lute por seus direitos
Defenda seus desejos e necessidades
Trabalhe com alegria
Faça bem todas as coisas
Oriente-se pelas boas virtudes que você pratica
Siga os bons valores da sua consciência
Faça das suas vivências a experiência mais fundamental da realidade
Alegre os tristes
Anime os desanimados
Motive os deprimidos
Incentive os angustiados
Propague a bondade e a concórdia
Seja feliz fazendo os outros felizes
Seja livre dando condições de liberdade para os outros
Tenha fé em Deus
Faça da oração o sentido da sua vida
Acredite em Deus e confie no Senhor
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